top of page
logopng2preto.png

Festival Internacional Cinema Olympia

     Um festival que congrega Brasil, Portugal e França, em Belém do Pará, que já foi considerada a “Paris n’América” na época da borracha e muitas de suas construções ainda mostram sua relevância naquele período. Como o próprio mercado, cujas construções de ferro foram importadas da Europa para seguir a tendência artística francesa, à mais de um século atrás. Essa tendência artística, tanto portuguesa quanto francesa tão viva em nossa capital é um dos principais motivos do resgate, na primeira edição do Festival, provocando um intercâmbio desse importante tripé cultural, nossa diversidade, beleza e impacto cultural é notório em todo cenário mundial, esse resgate busca a valorização da história do cinema mais antigo em operação no Brasil, que segue em plena atividade no coração de nossa cidade.

Capacitação e qualificação da

cadeia produtiva do audiovisual

     O FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA OLYMPIA, na parte formativa, mantém a preocupação com a qualificação da cadeia produtiva do audiovisual, buscando fomentar a criação de novas produções e o desenvolvimento do mercado audiovisual e cinematográfico, serão organizados mini cursos, mesas e palestras na área de audiovisual com a participação de professores e profissionais especializados da área e de instituições internacionais, promovendo um verdadeiro intercambio durante o evento.

      Serão três dias de mini cursos, mesas e palestras (24, 25 e 26 de abril), dia 24 de abril as mesas e palestra acontecem pela parte da tarde com professores e profissionais do Brasil (UFPA - UNAMA - FAP), no dia 25 de abril as mesas e palestra são com professores e profissionais de Brasil e Portugal (Universidade do Minho/Braga) e no dia 26 de abril as mesas e palestra são com professores e profissionais do Brasil e da França (Universidade Paris 8).

     Os Mini cursos, com duas horas de duração, serão ofertados pelas manhãs dos dias 24, 25 e 26, abordando as seguintes temáticas, dia 24 "Criação de roteiro", dia 25 "Produção audiovisual" e dia 26 "Assessoria de imprensa, divulgando o seu projeto".

     Todos os mini cursos são voltados para a formação e aperfeiçoamento de profissionais para o mercado audiovisual, as mesas são debates com professores de renomadas instituições do Brasil, Portugal e França e as palestras são relatos de experiências de profissionais do Brasil, Portugal e França, tudo aberto para o publico com 420 lugares, ofertados através de inscrições gratuitas.

MOSTRA COMPETITIVA E SELEÇÃO DO JÚRI

     Olympia, que é a forma feminina do nome "Olympio", é derivado do Monte Olimpo, a montanha mais alta da Grécia. Na mitologia grega, essa foi a montanha dos doze deuses do Olimpo, o Prêmio Olympia vai selecionar, exibir e premiar os 12 melhores trabalhos da sétima arte inscritos no festival, separados nos formatos curta, média e longa metragem, documentário (curta, média e longa metragem), ficção (curta, média e longa metragem), vídeo-arte (curta e média) e filme universitário (curta e média). Será premiado também por voto popular o melhor longa e o melhor curta do Festival, totalizando doze premiados (três documentários, três obras de ficção, dois vídeos-arte, dois filmes universitários, um curta-metragem e um longa-metragem através do voto popular).

     Os projetos premiados receberão troféu confeccionado para o Festival e premiação financeira.

bottom of page